10 passos para um currículo de sucesso

urriculo de sucesso

Escrever um bom CV pode ser um dos maiores desafios da procura de emprego.

A maioria dos empregadores gasta apenas alguns segundos digitalizando cada CV antes de colocá-lo na pilha de ‘Sim’ ou ‘Não’.

Aqui estão as 10 principais dicas para escrever um currículo que garantirá a entrevista mais importante.

Mantenha o currículo direto ao ponto!

Normalmente, um CV não deve ter mais de duas páginas – e são duas páginas de papel A4! Os empregadores gastam, em média, apenas 8 segundos olhando para qualquer CV, e uma maneira infalível de ir para o lixo é enviar a eles toda a sua história de vida. Mantenha-o enérgico, direto ao ponto, e guarde esses pequenos detalhes mesquinhos para a entrevista.

Adapte-o

Todos nós já fizemos isso. Distribuiu o mesmo CV para muitos empregadores para economizar tempo… Pare! Aproveite o tempo para alterar seu currículo para cada função que você se candidatar. Pesquise a empresa e use o anúncio de emprego para descobrir EXATAMENTE quais habilidades você deve apontar para eles. Eles vão apreciar o esforço óbvio.

Inclua uma declaração pessoal

Não assuma apenas que um empregador verá como sua experiência se relaciona com o trabalho dele. Em vez disso, use uma breve declaração pessoal para explicar por que você é a melhor pessoa para o trabalho. Isso deve ser refletido em sua carta de apresentação.

Não deixe lacunas

Somos um grupo cínico e deixar lacunas óbvias em seu currículo imediatamente deixa os empregadores desconfiados – e eles não lhe darão o benefício da dúvida. Se você está desempregado, pode ser uma preocupação, mas apenas dê uma olhada positiva nisso. Fez algum curso, trabalho voluntário ou desenvolveu soft skills como comunicação, trabalho em equipa ou gestão de projetos? Se sim, mostre!

Mantenha-o atualizado

Deve manter o seu CV atualizado quer esteja à procura de emprego ou não. Toda vez que algo significativo ocorrer em sua carreira, registre-o para não esquecer mais tarde algo que poderia ser importante.

O erro de seus caminhos

Os empregadores procuram erros nos currículos e, se os encontrarem, isso faz você parecer muito mal. David Hipkin, chefe de recrutamento e recursos da Reed Business Information, adverte: ‘Com a maioria dos empregadores enfrentando grandes volumes de candidatos agora, dar a eles a desculpa para dispensar sua inscrição por causa de erros evitáveis ​​não vai ajudá-lo a garantir uma entrevista.’ Se você não tiver certeza, use um corretor ortográfico e peça a outra pessoa para verificar novamente o que você escreveu.

Diga a verdade no seu currículo

Todo mundo mente em seu currículo, certo? NÃO! Pare! Mentiras descaradas em seu CV podem causar muitos problemas quando se trata de empregadores verificarem seu histórico e referências. A última coisa que você quer é começar a trabalhar e depois perder seu novo emprego por mentir. Você também pode ser pego na fase da entrevista quando de repente você não pode responder a perguntas sobre o que você afirma saber. E isso pode ser MUITO estranho!

A matemática

Isso pode parecer chato, mas ao fazer o backup de suas conquistas com números, fica muito mais fácil vender a si mesmo. Ao escrever seu histórico de trabalho, não diga apenas que você aumentou as vendas; diga a eles que você aumentou as vendas em 70% em um período de seis meses. Pegue? Números grandes são especialmente bons (embora não se esqueça do ponto 7 da nossa lista!).

Faça com que o currículo pareça bom

Vivemos em um mundo onde a imagem é tudo, e isso também vale para o seu currículo. Tire algum tempo para embelezar… Use marcadores e mantenha as frases curtas. Use o truque de design gráfico de deixar bastante espaço em branco ao redor do texto e entre as categorias para tornar o layout fácil de ver. Alternativamente, seja criativo com a sua candidatura a emprego!

Torne-o amigável para palavras-chave

Se você carregou seu currículo em um site de empregos para que os recrutadores possam encontrá-lo, as palavras-chave são muito importantes. Títulos de trabalho e palavras-chave de trabalho ajudarão um mecanismo de pesquisa a escolher seu CV da pilha. Confuso? Não seja. Um candidato a marketing pode mencionar SEO (Search Engine Optimization), marketing direto e marketing digital entre suas experiências e habilidades, por exemplo.

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *