5 Conselhos de networking para pessoas tímidas

pessoas timidas networking
O networking pode desempenhar um papel importante em dar um passo adiante na sua carreira, mas se você é uma pessoa tímida, a ideia de conversar com completos estranhos pode parecer completamente aterrorizante.

Mas as pessoas tímidas podem realmente ser os melhores networkers, pois geralmente são ótimos ouvintes. Essa é uma qualidade obrigatória para a maioria dos empregadores e atrairá bastante interesse de contatos em potencial e iniciar ou alavancar sua carreira.

Mas como você pode fazer networking em primeiro lugar se você é tímido? Aqui estão algumas dicas úteis.

1 – Construa sua confiança

Networking em grandes eventos pode ser particularmente assustador para pessoas tímidas, mas se você puder se sentir confiante enquanto faz networking, logo descobrirá que a timidez desaparece à medida que você se mistura.

‘Todo mundo está nervoso quando entra no ambiente- apenas lembre-se disso quando você entrar na sala. Você tem algo importante a dizer tanto quanto a outra pessoa’, diz Sara Tye, uma premiada PR e fundadora da redheadPR e Consultora Diretora do BNI.

Tente construir sua confiança antes do evento acontecer, para que você esteja totalmente preparado a tempo. Sara aconselha ir ao local primeiro e observar o ambiente e o layout de onde você fará a rede. Isso ajudará a construir sua confiança e lhe dará uma melhor compreensão de como você pode trabalhar na sala.

2 – Ensaie o que falar

Preocupado com o que você vai dizer? Com medo de ficar sem tópicos para falar? Prepare algumas frases sobre você e pense sobre o que você quer falar antes de fazer networking.

Ensaie dizendo isso várias vezes até que se torne uma segunda natureza. A timidez não vai dominar tanto se você souber sobre o que vai falar nos primeiros minutos de uma conversa.

Sara diz: “Ensaie sua frase ou tom de alto nível sobre o que você faz – apenas 60 segundos. Isso ajudará a garantir que a conexão com a outra pessoa seja eficaz. Pense sobre com quem você quer falar e por quê; em seguida, pesquise para que você possa ir para aquela determinada pessoa que você quer conhecer ou fazer negócios. Se você sabe algo sobre as pessoas que deseja conhecer, então terá algo em comum. Isso ajudará na linha de abertura.”

3 – Rede on-line

Se a ideia de participar de grandes festas ou eventos de networking semelhantes o assusta demais, por que não fazer networking online?

Qualquer que seja o setor em que você esteja interessado, certamente haverá fóruns, blogs e páginas em sites de mídia social dedicados a ele. Encontre um site relevante que se concentre na carreira dos seus sonhos e comente regularmente as postagens que lhe interessam ou compartilhe-as em seu Facebook, Twitter ou LinkedIn, e em breve você se tornará parte de sua comunidade online. Os blogueiros, em particular, adoram conversar uns com os outros, trocar ideias e compartilhar conselhos, por isso é uma maneira fácil e amigável de fazer networking.

Além disso, por que não participar de eventos de networking virtual? Você seria capaz de tomar seu tempo e se sentir relaxado em seu ambiente enquanto faz networking. Os eventos virtuais são particularmente ideais se você deseja praticar suas habilidades de networking antes de participar de eventos maiores.

4 – Construir uma marca

Criar uma conta no LinkedIn e no Twitter conecta você instantaneamente a outros profissionais e empregadores em potencial. Seu perfil do LinkedIn, em particular, funciona como um currículo on-line que qualquer contato em potencial pode encontrar, portanto, certifique-se de que todas as suas habilidades, qualificações e histórico de emprego estejam atualizados.

Ao usar sites como o LinkedIn, você terá muitas conexões de trabalho de uma só vez. Além de poder pedir conselhos de especialistas no site, você também fica por dentro se eles anunciarem alguma vaga em sua empresa.

Embora seja um aviso, não cometa os mesmos erros nas redes sociais. Se o seu perfil do Facebook não estiver definido como privado, seja sensato ao enviar fotos e tenha cuidado com o que você tweeta.

5 – Pergunte aos seus amigos e familiares

Não há nada como obter apoio de amigos e familiares, e eles podem ser especialmente úteis se você estiver tentando fazer networking.

Pergunte aos seus entes queridos próximos se eles conhecem alguém que possa ajudá-lo ou aconselhá-lo na carreira escolhida. Você ficará surpreso como um amigo de um amigo de um amigo pode ajudar.

E se sua timidez piora quando você está sozinho em eventos de networking, por que não tentar conseguir um ingresso extra para um amigo? Não há nada como o apoio de um amigo próximo para tirá-lo de sua concha ou para ajudá-lo a falar no momento certo.

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *