O que são qualificações?
As qualificações são os requisitos que um candidato precisa para se qualificar e ser bem-sucedido em uma função específica. Você normalmente obtém qualificações por meio de experiência, educação e treinamento em seu setor ou função. Algumas qualificações podem incluir:
- Um certo nível de graduação e especialização
- Anos de experiência
- Certificações
- Licenciamento
- Competências essenciais
- Traços de personalidade
- Objetivos e interesses
- Requisitos físicos
- Conquistas e realizações
Sua combinação única de treinamento e habilidades ajuda o empregador a decidir se você está qualificado para desempenhar as funções essenciais descritas na descrição do trabalho. A seção de qualificações de um currículo ou solicitação de emprego é o cerne do que um possível empregador deseja saber sobre você. Suas chances de ser entrevistado e contratado dependem em grande parte de quão bem você se encaixa nas qualificações exigidas e preferidas declaradas em um anúncio de emprego.
Exemplo de qualificações para descrever no currículo
1) 10 anos de (sólida, profunda, ótima, significativa) experiência em executar, supervisionar, analisar, etc
2) Intensa, ótima, boa vivência em (coordenar, supervisionar, chefiar, administrar) as atividades de ou setores de (contabilidade, custos, venda, etc.), em empresas do (ramo), (porte, médio, grande)
3) Amplos, ótimos ou bons conhecimentos de (clientes, fornecedores, mercados, produtos).
4) Expert em (coordenar, gerir, administrar, planejar, analisar)
5) Administrador eficiente de (equipes, atividades, departamentos, setores, projetos).
6) Considerável, boa, grande vivência em (elaboração, análise, planejamento, vendas, execução).
7) Criativo em (projetos, planos, campanhas, vendas, controles).
8) Eficiente, experiente em (análise, cálculos, resolução, gerenciamento, inovação) de…
9) Competente, eficaz em (obter…, resultados, atingir, reduzir, controlar).
10) Dinâmico em (vendas, métodos, técnicas, coordenar).
11) Experiente, vivência em (executar, estimar, motivar, conduzir, atingir, coordenar, planejar)
12) Espírito de (equipe, liderança, organização).
13) Alto potencial de trabalho em (coordenação, projetos, programas, execução).
14) Especialista, expert, em (leis, vendas, contratos, cálculos, planos) de…
15) Facilidade em (decisão, comunicação, expor, vender, detectar, implantar).
16) Familiarizado em (gerenciar, dinamizar, controlar, ampliar, reduzir).
17) Gerenciador eficaz de (projetos, programas, grupos, conflitos, equipes).
18) Hábil em (motivar, obter, vender, coordenar, treinar).
19) Habilitado em (trabalhos, estudos, análise, assessorar, planejamento)
20) Intensa, sólida, grande experiência em (projetar, cobrar, decidir, dimensionar, programar, analisar).
21) Inovador em (gestão, esquemas, vendas, marketing, programas).
22) Motivador de (equipes, grupos, programas, produtividade).
23) Negociador (competente, eficiente, ótimo, hábil, bem-sucedido) em…
24) Planejador eficiente de (metas, planos, controles, vendas, implantação).
25) Prática em (solucionar, liderar, vender, contratar, eliminar).
26) Solucionador experiente de (problemas, conflitos, pendências).
27) Vivência em (promoções, admissão, lançamento, produção, técnicas, supervisão)
28) Boa estabilidade empregatícia.
29) Experiência em empresas de (média, grande porte) dos ramos de..
30) Sólida vivência em empresas do ramos…
31) Coordenador eficaz de (projetos, processos, equipes, técnicas, trabalhos, impantações).
32) Dedicado em (análise, estudos, estabelecer, ensino).
33) Alta capacidade em (elaborar, liderar, cumprir, atingir).
34) Estudioso de (técnicas, administração, processos, normas, sistemas).
35) Excelente (negociador, vendedor, planejador, criador, coordenador).
36) Êxito em (implantação, compras, dimensionar, formar, resolver, estabelecer, coordenar).
37) Formado com louvor, nota “X”, em “X” lugar em…
38) Pós-graduado em “x” pela (entidade) “x”
39) Formado em “X” e “X”, em (entidade de primeira linha)
40) Formulador eficiente de (normas, esquemas, planos, diretrizes, especificações).
41) Interessado em (projetos, aperfeiçoamento, estudos, produtos, mercado).
42) Longa vivencia em implantação de (planos, programas, ideias, processos, sistemas).
43) Líder em (vendas, coordenação, lançamentos, obtenção).
44) Membro, participante de (associação, comitês, sindicatos, grupos, estudos).
45) Pesquisador de (materiais, produtos, mercado, fornecedor, técnicas).
46) Realizador eficaz de (promoções, lançamentos, treinamentos, projetos).
47) Representante credenciado de (empresas, marcas, produtos, grifes, materiais).
48) Supervisor treinado em (organizar, orientar, controlar, acompanhar).
49) Total, pleno, ótimo domínio de (técnicas, teorias, normas, processos, cálculos).
50) Pleno, bom, ótimo conhecimento de (clientes, fornecedores, mercado, técnica, processos).
Incluir qualificações no seu currículo é uma das melhores formas de ser notado pelos recrutadores e de mostrar que vale a pena no mercado. Mas para ter este benefício, deve prosseguir estas experiências. Quanto mais as tiver, melhor preparado você estará para enfrentar os desafios no seu campo.
Como desenvolver as qualificações profissionais?
Antes de começarmos a falar de dicas práticas, vale a pena prestar atenção aos seus objectivos profissionais. Podem também ser os seus melhores guias na procura das competências mais importantes para o ajudar a tornar-se um profissional de sucesso. Imagine uma pessoa bacharel Direito. Para poder exercer a advocacia, deve possuir determinadas competências. A fim de se tornar juiz, serão necessárias mais tarde outras competências.
É também importante considerar as competências que serão necessárias no futuro para competir no mercado, independentemente da profissão em que se encontre. Estar preparado para os antecipar é a melhor forma de se tornar proeminente e competitivo nos processos de seleção. Quando já se encontra numa posição no seu campo, é importante que seja notado e receba promoções, apreciação profissional, aumentos salariais, etc.
Habilidades mais importantes
Habilidades são suas habilidades para completar e se destacar em tarefas em um ambiente profissional. Você normalmente aprende e desenvolve habilidades por meio de educação, experiência ou prática. As habilidades que produzem resultados quantificáveis e são usadas em funções específicas são chamadas de habilidades técnicas ou hard skills, enquanto as habilidades que podem se aplicar a muitos ambientes profissionais e não requerem treinamento ou educação específica para desenvolvê-las são chamadas de habilidades não técnicas, soft skills ou habilidades transferíveis. Exemplos de habilidades incluem:
- Comunicação
- Organização
- Escrita
- Colaboração
- Velocidade de digitação
- Conhecimentos de informática
- Programação
- Uso de ferramentas
Ao preencher uma inscrição ou atualizar seu currículo para um trabalho específico, aprenda quais habilidades o empregador está procurando e enfatize-as. De muitas maneiras, as habilidades são as mais difíceis de suas qualificações para o empregador ver em seu histórico de trabalho. O entrevistador não sabe qual software ou equipamento você usou para os empregadores anteriores, ou que você era o vendedor que eles sempre entregaram aos clientes difíceis porque suas habilidades pessoais são muito boas. Se você está se candidatando a um emprego de artes gráficas, por exemplo, certifique-se de mencionar qual software você usou. Se você quer um emprego na construção, liste as ferramentas e equipamentos especializados que você sabe usar.