6 Alimentos que melhoram a concentração

Alimentos concentracao

É um fato que manter uma boa dieta é essencial para se ter uma melhor qualidade de vida. No entanto, sabia que existem certos alimentos que podem ajudá-lo não só a livrar-se das suas doenças físicas, mas também ajudá-lo a tornar-se mais concentrado e ter mais foco?

Alguns estudos demonstraram que certos ingredientes básicos e quotidianos têm de fato grande influência com o cérebro.

Também falaremos de alguns desses alimentos de que tomamos conhecimento recentemente. Neste novo conteúdo vamos enumerar alguns deles. Por isso, fique atento às nossas dicas para descobrir o que deve incluir na sua dieta, para que os benefícios da sua dieta habitual não fiquem apenas no seu corpo físico.

Abacate

Certamente, o abacate é um alimento obrigatório na minha vida quotidiana. Mesmo apesar do seu elevado teor calórico, o abacate é também muito rico em vitaminas B6, B12, C, e E. Além disso, os abacates contêm selênio, luteína, colina, e muitas outras substâncias que são muito importantes para os nossos neurônios.

O abacate possui nutrientes que melhoram as ligações entre os neurônios na chamada rede de atenção dorsal do cérebro. Isto permite um melhor fluxo sanguíneo para o cérebro e assegura que é mais eficiente. E isso ajuda o cérebro com a concentração e aprendizagem.

Peixe

Esta é uma dica que nunca será esquecida: Peixes como o salmão, atum, sardinha, arenque e cavala devem constar nos nossos menus pelo menos duas vezes por semana.

Esses peixes são muito ricos em ômega 3, pelo que são uma das gorduras mais populares entre 10 em cada 10 nutricionistas e profissionais de saúde em geral. Esta gordura polissaturada também atua nas redes neurais, a fim de facilitar a plasticidade sináptica. A gordura que ingerimos ajuda na produção de neurotransmissores e tem ação anti-inflamatória. Ajuda a estimular o fluxo de células cerebrais para que possam tornar-se mais saudáveis.

Os ácidos graxos polinsaturados são uma das melhores armas na luta contra a doença de Alzheimer, de acordo com estudos.

Ovos

Os ovos têm uma alta concentração de colina e vitaminas b. Estes nutrientes são necessários na formação do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável pela regulação da memória e cognição.

As vitaminas do complexo B são necessárias para uma variedade de funções no nosso sistema nervoso central, e estão diretamente ligadas à nossa concentração e foco. Quando um corpo é deficiente deste importante nutriente, pode experimentar muitos tipos de problemas degenerativos, déficit cognitivos, e muitas outras disfunções. Por conseguinte, se formos muito baixos no consumo de colina, que é um composto é abundante em ovos, a nossa concentração e foco serão muito prejudicados.

Café

Rico em cafeína, o café está cheio de substâncias que proporcionam muitos benefícios para o organismo.

Entre os benefícios desta bebida, o que se destaca é a melhoria da função cognitiva. Isto é feito com uma influência direta no sistema nervoso central, tal como já discutimos anteriormente alguns outros alimentos.

Assim, a cafeína permite-lhe estar mais alerta, e também aumenta a capacidade de concentração. Também melhora o desempenho de tarefas simples, e diminui a probabilidade de estar cansado e sonolento.

Quanto aos benefícios acima mencionados, o café desempenha um papel fundamental ao afetar o nosso estado de espírito e desempenho físico. Se estiver interessado em manter-se concentrado, outras bebidas que pode tomar incluem chá verde, chá preto, guaraná, e erva-mate. É sempre bom lembrar que todas estas substâncias devem ser consumidas com moderação, porque têm o potencial de causar dependência de estimulantes, e o consumo excessivo pode causar problemas de estômago, entre outras coisas.

Açafrão

Muitas especiarias, incluindo pimenta preta, gengibre, canela, e alho, são benéficas para o nosso cérebro porque são fontes abundantes de antioxidantes.

Todavia, o açafrão está no topo da lista. O açafrão tem sido sempre amplamente utilizado, porque para além de todos os benefícios que foram mencionados anteriormente, esta especiaria também tem muitas propriedades anti-inflamatórias e curativas, porque tem curcumina entre os seus principais componentes.

Veja abaixo alguns benefícios da curcumina:

  • Ajuda a manter seu sistema imunológico saudável;
  • Melhora a ingestão de oxigênio do seu cérebro. Ajudando a a ficar mais alerta e capaz de processar com maior desempenho qualquer informação;
  • Demonstra ação neuro protetora na doença de Alzheimer;
  • Promove benefícios cerebrais.

Couve

A razão pela qual a couve é um alimento completo é que ela é considerada um dos vegetais mais ricos em nutrientes do mundo.

Abundante em antioxidantes que protegem o cérebro, incluindo betacaroteno, flavonoides e polifenóis, vitamina C, B e K.

É também uma fonte muito boa de aminoácidos tirosina, para que os nossos neurônios possam libertar dopamina e norepinefrina. Estão ligados ao estado de alerta e motivação.

Assim, agora que conhecemos os muitos benefícios que os simples alimentos que estão frequentemente sobre a nossa mesa nos podem trazer, que tal adotar uma atitude mais saudável em relação à nossa saúde mental?

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *