Benefícios de Ouvir Música no Trabalho

ouvir musica no trabalho

Música no local de trabalho – é uma ótima ideia ou uma péssima ideia?

Se você já tentou fazer um carro cheio de gente concordar com uma playlist, pode imaginar que as opiniões estão divididas. Pesquisas mostram que muitas pessoas acham útil ouvir música no trabalho – pelo menos se puderem escolher quando ouvir.

1. Relaxamento:

Isso me acalma… alivia meu estresse

A música no trabalho pode contribuir para o relaxamento, canalizando o estresse e as emoções negativas, e pode lembrá-lo de não estar no trabalho. Ele também pode fornecer uma pequena pausa de estar mentalmente ativo e permitir que você descanse e se recupere. Nesse sentido, a música pode criar uma sensação de bem-estar nos escritórios ao colocar os funcionários de bom humor.

2. Concentração:

Melhora minha capacidade de me concentrar no que estou trabalhando

A música pode ajudar sua concentração suprimindo as distrações no escritório. Algumas pessoas experimentam esses efeitos quando realizam tarefas mais simples, mas também podem ajudar ao realizar trabalhos mais complexos. Você pode controlar sua paisagem sonora no escritório e substituir interrupções externas por sons de sua escolha (mais sobre isso no motivo 4).

3. Gestão emocional:

Isso me ajuda a permanecer positivo

A música pode ser inspiradora; pode encorajar pensamentos e motivá-lo. Ele pode atuar como um apaziguador do estresse e ser um ‘companheiro de sofrimento’ em um espaço público, onde pode não ser apropriado representar todas as suas frustrações. Também pode proporcionar uma sensação de companhia quando o seu espaço de trabalho está muito calmo ou vazio.

4. Bloqueia as distrações:

Isso me ajuda a me concentrar, especialmente quando outra pessoa está no escritório, falando ao telefone ou tendo uma reunião nas proximidades

Ser capaz de bloquear as distrações pode ser uma maneira de lidar com o estresse, pois lhe dá mais controle sobre o ambiente. Fones de ouvido, em particular, ajudam a melhorar a concentração de duas maneiras.

  1. Eles bloqueiam outros sons. Os funcionários costumam usar fones de ouvido para bloquear o ruído do ambiente ou dos colegas.
  2. Eles agem como um sinal de ‘não perturbe’. Os funcionários também usam fones de ouvido para enviar um sinal visual de que estão ocupados e não devem ser interrompidos por outras pessoas.

5. Cria variação e ajuda você a pensar em outra coisa 

Se a música não fosse minha distração, algo improdutivo seria, como mexer em papéis ou olhar pela janela

A música pode proporcionar uma diversão para que você não se envolva em outros comportamentos de distração. É uma estratégia para gerenciar interrupções internas como devaneios ou pensamentos que podem fazer você perder o fluxo. Também pode impedi-lo de fazer outras coisas improdutivas, como navegar na Internet ou conversar com colegas.

A história da música e do trabalho

Ouvir música enquanto trabalha não é de forma alguma uma inovação. As músicas, por muito tempo, ajudaram as pessoas a sincronizar seus movimentos e tornaram o dia mais rápido. Na década de 1930, a música gravada era frequentemente usada nas fábricas para melhorar a produtividade e reduzir o tédio e a fadiga.

Hoje, a tecnologia tornou mais fácil ouvir sua própria música no trabalho. Muitos funcionários têm acesso à música por meio de smartphones e pela internet, podendo fazer escolhas sobre o que ouvir que antes não seria possível.

Trabalhar ouvindo música sempre funciona?

Pesquisas acadêmicas mostram que ouvir música no trabalho pode ajudar a melhorar seu humor, relaxar e fazer você se sentir mais feliz. No entanto, também pode ter suas desvantagens. Música alta pode irritar seus colegas de trabalho e fones de ouvido podem isolá-lo de sua equipe, o que nem sempre é uma coisa boa.

Geralmente, é mais benéfico quando você tem controle sobre o que está ouvindo. Se a música for imposta às pessoas, pode ser irritante e irritante, e sabemos por pesquisas que o ruído do escritório pode ter efeitos negativos graves na saúde, bem-estar e produtividade dos funcionários.

Mas quando os funcionários podem ter controle sobre quando, onde e o que ouvem, a música pode claramente trazer benefícios reais para funcionários individuais e, finalmente, para a empresa.

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *