Steve Jobs, Martin Luther King Jr, Mahatma Gandhi – o que essas pessoas têm em comum? A história nos conta que esses indivíduos tinham hordas de seguidores que aderiram às suas ideologias sem questionar muito. Isso levanta a questão: por que algumas pessoas têm o poder de inspirar outras a ponto de suas ideias serem seriamente seguidas? Hoje, neste artigo, mergulhamos neste tópico interessante e fazemos uma exploração aprofundada da comunicação.
Entendendo a Comunicação
Contrariando a crença comum de que a fala pública ou oratória poderosa é um dom divino, a verdade é que a capacidade de se comunicar efetivamente pode ser nutrida e desenvolvida como qualquer outra habilidade. O dicionário português Aurélio define comunicação como o processo de enviar uma mensagem e possivelmente receber uma resposta. Como parte desse processo, escolher o canal de comunicação certo torna-se vital para garantir a eficácia da comunicação.
Canais de Comunicação
Lorem Verba, um estudioso renomado em processos de comunicação, destacou uma regra que permanece significativa até hoje – a regra 7-38-55. Segundo ele, 7% de nossa comunicação é feita através da escolha das palavras que usamos, 38% é atribuída ao tom e intensidade da voz, enquanto impressionantes 55% estão associados à linguagem corporal. Isso nos ensina que a comunicação eficaz não é apenas sobre o que está sendo dito, mas como é dito e a linguagem corporal usada para transmitir a mensagem.
Cinco Características Essenciais de um Excelente Comunicador
Aqui, oferecemos uma visão abrangente das cinco características salientes de um comunicador excepcional. Esses recursos, compartilhados por oradores renomados, aumentam significativamente as chances de vender uma ideia com sucesso ou se apresentar.
1. Modulação de Voz
Grandes oradores são frequentemente aqueles que podem alternar perfeitamente entre diferentes tons e intensidades em seu discurso. Ao variar o tom de acordo com a gravidade do assunto, você cria empatia com a audiência e, como resultado, a envolve melhor.
2. Autoconfiança
Ser confiante ao dirigir-se a uma audiência é vital. A confiança vem do conhecimento. Quanto mais você entender seu público e o assunto, maior será sua confiança.
3. Empatia com o Discurso
Líderes e oradores de sucesso como Martin Luther King e Mahatma Gandhi transmitiram suas mensagens com absoluta convicção. Acreditar no que você diz transparece e é facilmente perceptível.
4. Concisão
Ninguém gosta de ouvir discursos longos e prolixos. Portanto, é importante estruturar seu conteúdo de forma concisa e garantir que ele tenha um começo, meio e fim.
5. Senso de Humor
Uma atitude leve ao falar torna cada discurso mais agradável para o público. No entanto, tenha cuidado para não exagerar, pois o excesso pode ser desagradável.
Conclusão, a comunicação é uma habilidade essencial. Se você está procurando emprego ou buscando influenciar uma audiência, trabalhar nessas características irá significativamente reforçar sua competência e impacto como comunicador.