Você está enviando dezenas ou até centenas de currículos sem receber nenhum convite para entrevistas? Pode ser que você esteja cometendo algum erro, mas não tem ideia do que seja.
É possível que você não esteja ciente do conceito de algoritimização que governa o recrutamento e a seleção hoje em dia. Quer saber como isso funciona e como corrigir isso no seu currículo? Vamos mergulhar nisso.
Aqui no Trevo, falamos sobre tudo relacionado a conseguir um emprego e passar por processos seletivos. Vamos falar sobre algoritimização. O algoritmo não é novidade em nossas vidas e falamos muito sobre ele, especialmente quando se trata de redes sociais, mas é relativamente novo quando se trata de processos seletivos.
Interagindo com Algoritmos de Recrutamento
Hoje, se você se candidatar a um emprego diretamente pelo site de uma empresa, seu currículo também será filtrado por um robô. E atualmente estimamos que aproximadamente 90% das análises de currículos são não-humanas, o que significa que um robô lê seu currículo e decide se você prossegue ou não no processo seletivo.
Portanto, se você não pode se comunicar com o algoritmo, seu currículo é inútil. Se o algoritmo não se comunica bem com o currículo que você está enviando, se não entende o que você está tentando dizer, se o percebe como spam, ele descartará seu currículo. Aqueles que entendem este algoritmo, como ele funciona e pensa, têm uma chance muito maior de serem chamados para uma entrevista do que outros.
Entendendo o Algoritmo de Recrutamento
O algoritmo é programado por um humano, então ele lê da esquerda para a direita, de cima para baixo, como você faria. Isso implica algumas coisas, como ele não sabe interpretar conteúdos diferentes em colunas diferentes.
Ele sempre pensa em termos de palavras-chave. Ele tenta vincular o candidato que tem as habilidades que o recrutador inseriu na plataforma. Portanto, é muito importante que seu currículo esteja repleto de palavras-chave para interagir com os algoritmos.
Estrutura Apropriada do Currículo
Agora vamos entender qual é o melhor formato para fazer um currículo. Sugiro que você abra um novo arquivo do Word e preencheremos o currículo juntos. A primeira coisa que vou fazer é olhar sua estrutura. Então, se você está olhando para o seu currículo agora e ele tem cores diferentes, círculos, formas, isso não funciona.
Minha preocupação aqui é dar resultados, não entregar um currículo bonito. Esqueça aqueles modelos prontos da internet. O melhor formato que funciona para você conseguir um emprego hoje é o mais simples de todos: um documento do Word sem alterações de cor, preto e branco, usando apenas as ferramentas que o Word oferece.
Tópicos Importantes do Currículo
A primeira coisa no seu currículo são seus dados pessoais. Abaixo disso, veremos seu resumo profissional. Se você entendeu que, se falar com o humano, mas não falar com o algoritmo, o currículo é inútil. O mesmo vale para seu objetivo profissional, formação acadêmica, experiência profissional, idiomas e, finalmente, formação complementar.
Agora, vamos falar sobre o tópico mais importante do currículo, que é o objetivo profissional. Aqui, o que tem que aparecer no seu objetivo é o nome do cargo ao qual você aspira e nada mais. Se você pretende ser um assistente operacional, é exatamente isso que você vai escrever no seu objetivo.
Por fim, outro tópico de caça às palavras-chave é ‘formação complementar’, onde você inserirá os aprendizados que possui e que podem ser úteis para o papel que você desempenhará.
Espero que este artigo tenha ajudado você a entender a algoritimização de currículos e como maximizar suas chances de ser selecionado para uma entrevista de emprego. Se você tem outros tópicos que deseja que abordemos, deixe um comentário! Até o próximo conteúdo!