Como lidar com TOC no trabalho

toc no trabalho

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma condição que afeta 1 em cada 50 pessoas aqui no Brasil, cerca de 3 e 4 milhões de pessoas possuem TOC e, em sua maioria, sem diagnóstico e tratamento.

Infelizmente, nenhum desses indivíduos pode simplesmente desligar o TOC quando chega ao trabalho, levando ao estresse, ansiedade e outras pressões ao longo da semana de trabalho.

Felizmente, identificar os sinais de TOC é relativamente simples. Se você acha que pode ter a condição, ou notar alguns dos sintomas listados abaixo ocorrendo regularmente, entre em contato com seu médico o mais rápido possível.

Isso não apenas o levará a ajuda e aconselhamento profissional, mas também permitirá que você crie um plano de ação para ajudá-lo a lidar com o transtorno no trabalho.

Alguns sintomas comuns do TOC incluem:

  • Comportamento obsessivo: pensamentos ou sentimentos persistentes e desagradáveis. Estes podem incluir o medo de prejudicar deliberadamente a si mesmo ou aos outros, o medo da doença ou a necessidade de simetria ou ordem.
  • Comportamento compulsivo: existem muitos tipos de comportamento compulsivo em pessoas com TOC, mas os mais comuns incluem a necessidade de limpar ou lavar as mãos, acumular, contar, verificar, pedir tranquilidade e evitar lugares que desencadeiem certos pensamentos.
  • Outras questões relacionadas incluem depressão, transtornos alimentares, ansiedade e transtorno de acumulação.

Uma vez que os sintomas foram reconhecidos e você procurou aconselhamento médico profissional, aqui estão algumas coisas a serem consideradas para ajudá-lo durante seu dia de trabalho:

Auto-ajuda

Além de seguir quaisquer estratégias ou tratamentos prescritos pelo seu médico, você também pode considerar explorar uma variedade de opções de autoajuda.

Para pacientes leves em particular, você pode achar que criar sua própria estratégia de enfrentamento pode ser benéfico. Ao criar algo único e sob medida para suas necessidades específicas, você poderá experimentar certas coisas que funcionam enquanto descarta as que não funcionam.

Explorar tratamentos como a terapia cognitivo-comportamental também pode ser extremamente útil.

Livros de auto-ajuda, folhetos e outras formas de informação estão disponíveis tanto on-line quanto off-line, enquanto sites estão repletos de dicas e sugestões úteis para ajudar os pacientes a criar suas próprias estratégias de enfrentamento.

Gerenciar o TOC no trabalho

Gerenciar o TOC no trabalho não é fácil, mas há algumas coisas básicas que todos os pacientes podem fazer para garantir que estejam na melhor posição possível para lidar com o dia a dia. Abaixo, você encontrará uma série de ideias – se sua condição é leve, grave ou em algum lugar intermediário.

Em primeiro lugar, cuide-se.

Pode parecer simplista, mas ter uma boa noite de sono e manter uma dieta saudável pode ajudar muito a garantir que suas baterias estejam totalmente carregadas antes do dia de trabalho.

Não apenas isso, mas ao obter o número recomendado de horas de sono e comer de forma saudável, os portadores de TOC estarão melhor posicionados quando se trata de gerenciar seus níveis de estresse, facilitando o relaxamento.

Os sofredores também devem ser encorajados a tentar fazer algum exercício. Isso não apenas comprovadamente beneficia o bem-estar mental, mas manter uma rotina de exercícios também pode oferecer aos portadores de TOC a chance de escapar de alguns de seus comportamentos compulsivos existentes.

Devo dizer ao meu chefe que tenho TOC?

Embora contar a um empregador sobre seu TOC possa levar a um resultado positivo, nem sempre é fácil fazê-lo. Na verdade, para muitas pessoas, o próprio pensamento de fazer isso pode levar ao medo, ansiedade e estresse – então o que você deve fazer?

Antes de mais nada, é importante lembrar que depende inteiramente de você contar ou não ao seu chefe sobre sua condição – não há pressão ou obrigação legal de dizer qualquer coisa se você optar por não fazê-lo.

No entanto, se você deseja ser aberto e divulgar sua condição, aqui estão algumas coisas a serem consideradas:

  • Comece solicitando uma reunião individual com seu gerente de linha
  • Fale sobre como o TOC pode afetar seu trabalho
  • Sugira algumas medidas que seus empregadores podem introduzir para ajudar a gerenciar sua condição
  • Tente combinar um prazo para que você e seu chefe possam revisar as coisas à medida que seu plano avança
  • Esteja aberto a sugestões e encontre uma rotina que funcione para você e seu empregador

Essa lei também tornou obrigatório que todas as empresas façam ‘ajustes razoáveis’ para qualquer pessoa que sofra de doenças mentais complexas, como o TOC.

Em suma, o que isso significa é que, se seu chefe não cooperar ou desdenhar quando informado sobre sua doença, você poderá entrar com uma ação legal contra ele.

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *