Foi chamado para entrevista de emprego e já está se preparando para as perguntas que todo recrutador adora fazer? Se sim, fica comigo que hoje vou falar sobre uma dessas perguntas: “Fale sobre você”.
Se você está se cadastrando para uma infinidade de vagas, mandando currículo para todos os lugares e não está sendo chamado para nenhuma entrevista, provavelmente você não sabe o que significa algoritimização curricular ou algoritimização de LinkedIn.
Entenda o seguinte: atualmente, não é mais uma pessoa que está lá fazendo a triagem de currículos e as fases iniciais de um processo seletivo. Quem faz isso é um robô, uma inteligência artificial que decide se você vai avançar naquele processo ou não. Então, se o seu currículo e o seu LinkedIn não conversam com essa inteligência artificial, você não será chamado para entrevistas.
Respondendo a pergunta: Fale sobre você
Quando falamos sobre entrevista de emprego, é importante diminuir a ansiedade e valorizar sua individualidade, pois não existe uma resposta certa para essas perguntas. O que o recrutador quer entender quando ele fala isso é conhecer você, conhecer seu trabalho e o que já passou pela sua vida.
Por mais que você se prepare para esse momento e acredite que é válido fazer isso, não é possível ser um robozinho durante a entrevista. Pode acontecer até de dar branco e você não saber o que fazer porque está seguindo um script. Neste momento, é importante diminuir a ansiedade, fazer uma pesquisa antes e entender o que você quer falar. Mas não seja quadrado, encare a entrevista como uma conversa em que você estará falando de si.
Dito isso, vamos para o que interessa. Quando você for responder a pergunta “Fale sobre você”, leve em consideração a descrição da vaga. Use esta descrição como direcionamento do que a empresa espera de você. Escolha dois ou três pontos que a vaga está solicitando e que façam sentido com suas habilidades e competências. Você vai usar esses pontos para falar sobre quem você é, quais são suas habilidades e quais são suas experiências e resultados.
Fale sobre sua formação, certificações, especializações. Mostre suas habilidades e competências, relacionando com as informações da descrição da vaga. Fale sobre resultados alcançados em empregos anteriores. Explique em que momento está na sua carreira e o que busca para o futuro.
É importante resumir e filtrar as informações, para que sua resposta seja objetiva. Sugiro que ela seja respondida em no máximo dois minutos e meio.
Dicas importantes
Chame o recrutador pelo nome, isso demonstra envolvimento na conversa e é uma habilidade de comunicação. Agradeça antes de começar a responder a pergunta, demonstrando gentileza. Na hora de encerrar, mostre confiança. Ao terminar de responder, diga: “Acredito que esses são os pontos mais relevantes da minha trajetória, Andreza. Estou à disposição caso queira que eu aprofunde em algum deles”. Essa forma de encerrar a resposta chama a atenção do recrutador e abre a possibilidade para ele fazer perguntas ou se interessar em saber mais sobre você.
Siga essas dicas e tenho certeza que sua entrevista será impulsionada. É algo prático e fácil de fazer. Espero que este conteúdo tenha te ajudado no seu dia a dia. Um beijo e até a próxima!