Você fez isso! Você desistiu! Você tem um novo emprego, está fazendo uma pausa na carreira ou simplesmente não pode trabalhar em um emprego que não gosta mais. Uau!
Mas espere. Agora você mudou de ideia. Eita! Onde você está legalmente? Você pode cancelar sua demissão agora?
Por que retirar um pedido de demissão?
Às vezes, quando um funcionário valioso entrega sua demissão, a empresa tenta negociar com você para que você fique. Isso pode envolver uma oferta de promoção, a promessa de mais dinheiro ou melhores benefícios. Se você decidir ficar, você está em uma ótima posição! Parabéns!
No entanto, se você acabou de mudar de ideia (a oferta de emprego que você recebeu foi cancelada, você não quer seguir em frente, você entregou sua demissão no calor do momento), então pedir para que ela seja revertida pode ser embaraçoso. O importante, neste caso, é enfrentar a situação e pedir para falar com seu gerente o quanto antes.
Como faço para cancelar minha demissão?
A melhor coisa a fazer se você mudou de ideia é redigir uma carta de retratação rápida.
Carta de retratação de demissão
Prezado [nome do gerente], Estou escrevendo para cancelar minha carta de demissão anterior, datada de [data da carta de demissão]. [Se você foi convencido a ficar] Após nossa conversa, fico feliz em aceitar os novos termos de emprego que discutimos. [Se você mudou de ideia] Devido a uma mudança de circunstâncias, gostaria de permanecer na minha posição como [nome do trabalho] na [nome da empresa]. Com os melhores cumprimentos [Seu nome] [Sua assinatura]
Tente também conversar com um membro do RH ou com seu gerente pessoalmente o mais rápido possível. Explique de maneira profissional por que você deseja retirar sua demissão e mostre que está levando a sério a permanência na empresa.
As chances são de que seu gerente vai querer discutir suas razões para querer sair em primeiro lugar. Quaisquer que sejam seus motivos, sejam financeiros, querendo aprender novas habilidades ou geralmente se sentindo infelizes no local de trabalho, seja honesto com seu gerente, pois se ele optar por aceitar sua retratação, ele poderá levar em consideração seus motivos e fazer alterações para que você não mais se sentir infeliz ou incontestado. No entanto, se você ficar apenas porque sua outra oferta falhou e você já está procurando outros empregos, é melhor mantê-lo por enquanto.
O empregador tem que aceitar a retratação?
Infelizmente, um empregador não tem obrigação legal de aceitar o cancelamento de uma demissão e eles podem sentir que você não está comprometido o suficiente com seu trabalho. Eles podem, no entanto, ESCOLHER aceitá-lo.
Como devo me explicar?
A melhor política é a honestidade neste momento. Explique o que aconteceu e assegure-lhes que você é dedicado ao seu trabalho. Aponte suas habilidades e sucessos e mostre a eles como seria mais fácil e melhor para eles mantê-lo em vez de procurar um novo funcionário, o que significa que eles terão que treiná-los.
E se eles não aceitarem?
Infelizmente, seu empregador pode recusar sua demissão retraída, portanto, prepare-se para esse cenário, se puder. Se o seu empregador se recusar a aceitar sua retratação, você será legalmente obrigado a trabalhar seu aviso prévio e depois sair.
Embora possa ser tentador fazer o mínimo de trabalho possível ou nem mesmo aparecer em primeiro lugar, ainda é importante trabalhar duro e mostrar ao seu chefe que não há ressentimentos; afinal, você ainda precisará de uma boa referência para trabalhos futuros.
O mais importante de tudo, NÃO ENTRE EM PÂNICO! Se você está enfrentando o desemprego, há muitas opções abertas para você. Precisa de alguma ajuda? Temos conselhos dedicados ao desemprego apenas para si.