Como voltar ao trabalho após desemprego de longa duração

voltar ao trabalho apos desemprego longo
Ser desempregado de longa duração já é bastante difícil, mas há também o duplo golpe do estigma associado ao status.

Alguns empregadores rejeitam os candidatos que, sem culpa própria, não trabalham há mais de um ano. No entanto, há um caminho de volta ao trabalho se você adotar a abordagem correta de acordo com nosso painel de especialistas.

Atualizar as habilidades

A coisa mais importante que você pode fazer para aumentar suas chances no mercado de trabalho depois de um longo período fora é atualizar suas habilidades.

Inscreva-se – e conclua – um dos muitos cursos gratuitos disponíveis e você verá um efeito cascata de positividade. Isso inclui um grande aumento em sua confiança e moral, pois você conhecerá e aprenderá ao lado de pessoas na mesma situação que você e praticará habilidades profissionais em um local seguro.

Este treinamento extra ajudará a convencer um potencial empregador de que você tem a motivação e o compromisso de ter sucesso, além de ter habilidades tangíveis e relevantes.

Faça treinamentos gratuitos

Registre- se em um centro de empregos que trabalha ao lado de academias setoriais. Estes são financiados pelo Governo e têm a missão de trazer as pessoas de volta ao trabalho. Eles normalmente se unem a empresas que oferecem empregos a candidatos que participaram de um curso de treinamento adequado.

Os cursos ministrados pela academia ensinam habilidades técnicas necessárias para o trabalho, como saúde e segurança, mas também habilidades mais leves, como gerenciamento de conflitos.

Seja sincero

Se você está desempregado há muito tempo, é absolutamente vital explicar os motivos aos empregadores . Portanto, se você criou uma família , se sentiu mal, foi viajar ou simplesmente teve azar no mercado de trabalho, explique sua ausência em poucas frases.

Os empregadores entendem as lacunas do currículo, e sua explicação imediatamente o transforma de uma estatística em um ser humano com uma história pessoal, e a maioria dos empregadores fica feliz em dar uma chance a uma boa pessoa.

Seja entusiasmado

Considere quais atributos e habilidades, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, você pode trazer para uma empresa; em seguida, apoie-os com uma paixão evidente pela função e pela organização.

Estar genuinamente interessado na empresa e na função o ajudará a se destacar da multidão em um mercado de trabalho competitivo.

Considere o trabalho temporário

Esta é muitas vezes uma boa maneira de colocar um pé na porta e garantir um poste permanente mais tarde. É também uma maneira fácil de fazer networking e fazer contatos , o que pode ser benéfico no futuro.

Para as pessoas em benefícios, isso pode ser uma escolha difícil de fazer, pois atualmente é difícil entrar e sair sem perder dinheiro. Qualquer pessoa que escolha essa rota no interesse de ganhar experiência de trabalho impressionará um futuro empregador em uma data futura e certifique-se de sinalizar qualquer sacrifício financeiro que você fez.

Considere setores sem glamour

O setor de gestão de resíduos e reciclagem do Reino Unido deve crescer 7% até 2023, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Richard Benyon. Não é nada glamoroso, mas há muitos empregos não qualificados e de nível básico que podem levar a outros empregos no futuro.

Os empregos de ajudante de motorista são muitas vezes oferecidos em caráter temporário: a maior qualificação que você pode ter para essa função é uma boa atitude. Há equivalentes em outros setores disponíveis também, portanto, procure-os quando estiver procurando emprego .

Entre em contato com um ex-empregador

Se você tem um ex-empregador com quem se dá bem, entre em contato e veja se ele vai te encontrar para bater um papo sobre o setor e as possibilidades de trabalho. Explique que é apenas uma missão de apuração de fatos, pois você está fora do local de trabalho, pois tira a pressão deles.

Além de descobrir as últimas tendências de alguém do setor, a experiência de se vestir para o trabalho e ter uma conversa profissional pode ajudá-lo a entrar em uma rotina definida ao se candidatar a empregos.

Além disso, há sempre a possibilidade de seu ex-empregador saber de uma vaga ideal para você.

Volte ao hábito de trabalho

Acostume-se a trabalhar com outras pessoas e no ritmo de outra pessoa novamente.

O trabalho voluntário , seja ajudando em uma escola, caridade ou igreja, fará com que você volte ao hábito de estar em um determinado lugar em um determinado horário. Especialistas costumam dizer que a habilidade mais essencial para voltar ao trabalho e manter um emprego é a disciplina de definir um despertador.

Obtenha um mentor

A mentoria pode ser uma maneira fantástica de obter feedback valioso, aprender novas habilidades e receber dicas sobre possíveis empregos. Existem muitos esquemas por aí, especialmente para apoiar os jovens, que não tiveram acesso a empregos durante a recessão. Isso mostra compromisso e fica ótimo em seu currículo.

Mantenha-se atualizado

A leitura de publicações comerciais do setor ajudará você a se manter atualizado, para que você entenda as práticas relevantes e as últimas tendências em sua profissão. Isso mostra aos empregadores em potencial que você se esforçou para se manter atualizado com o setor e levará a uma reentrada mais fácil no mercado de trabalho assim que uma oferta for feita.

O voluntariado, em seu setor ou em sua área de especialização em outro setor, é outra maneira de facilitar a transição de volta ao emprego em tempo integral.

Habilidades para a vida também são habilidades para o trabalho

Enquanto estiver fora do trabalho, você terá desenvolvido habilidades que têm valor para um empregador. Por exemplo, se você tirou um tempo para criar uma família, merece crédito por equilibrar as responsabilidades familiares, gerenciar o orçamento doméstico e organizar a agenda de todos.

Os empregadores avaliam muito bem essas habilidades ‘soft’ (iniciativa, adaptabilidade, organização). Pergunte à família e aos amigos o que eles acham que você tem a oferecer a um empregador se não tiver certeza.

Não vá sozinho

Você achará todo o processo muito mais fácil se buscar apoio de amigos e familiares. Também é uma boa ideia conversar com pessoas que estão passando pelo que você está passando. Iniciar ou ingressar em uma rede local – com tantas oportunidades de redes sociais on-line agora disponíveis, isso é mais fácil do que nunca.

Networking

Nunca subestime o poder da conversa. Esqueça a espera pacientemente que as vagas de emprego apareçam – o networking é a melhor maneira de encontrar um emprego. Se você tiver contatos no setor em que gostaria de trabalhar, procure-os para obter conselhos.

Você pode pensar que não conhece ninguém útil, mas divulgue para familiares, amigos, ex-colegas e conhecidos – você pode se surpreender com as portas que se abrem.

Acredite em si mesmo

É fácil duvidar de si mesmo e perder o ímpeto. Mas lembre-se, toda vez que você falar com um novo contato, preencher um formulário de inscrição ou pesquisar oportunidades em sua área local, você está indo na direção certa. Acredite em você e você terá sucesso!

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *