Quando você tem algum tipo de problema de saúde, seja mental ou físico, lidar com isso no trabalho pode ser difícil.
Você pode achar difícil levantar o assunto de sua saúde, ou ficar quieto se for questionado sobre isso.
Se você deseja levantar preocupações sobre um possível problema de saúde ao seu empregador, mas não sabe como, este post oferece conselhos práticos sobre como abordar o problema…
Quando é o momento certo para trazer um problema de saúde?
Se possível, informe o seu empregador o mais rápido possível, especialmente se você não puder trabalhar. Existe a possibilidade de perder o auxílio doença legal se um empregador não for informado imediatamente, a menos que você tenha um bom motivo para não contar.
No entanto, certos problemas de saúde podem não exigir que você tire uma folga do trabalho, por isso vale a pena descobrir como qualquer coisa, desde dores de cabeça a um membro quebrado, pode afetar seu desempenho no trabalho. Lembre-se de que seu empregador vai querer mantê-lo trabalhando se você for valorizado e pode ser mais flexível durante as horas de trabalho e intervalos, por exemplo.
Lembre-se, seu empregador é obrigado a fazer ajustes em suas condições de trabalho para que você possa continuar com seu trabalho, então não tenha medo de falar com eles sobre sua saúde.
E se eu não quiser contar ao meu chefe sobre a doença?
“Tenho enxaquecas incapacitantes”, diz Janice, que trabalha em vendas de displays para um site em São Paulo. “Meu trabalho é pressionado e demorado, por isso é difícil lidar com isso se estou fazendo uma apresentação ou fechando um negócio lucrativo.”
Então, o que Janice fez? “Eu não queria contar ao meu gerente, mas poderia contar a alguns de meus colegas. Isso tem sido inestimável e eles ajudam de maneira prática e são um grande apoio.
“A maior ajuda é quando meus colegas se reúnem e me cobrem quando estou com uma enxaqueca crônica.
“Não considero a ajuda dos meus colegas garantida; eu faço as horas extras e minha parte do trabalho. Eles estão cientes de que assumo total responsabilidade por minhas enxaquecas e não estou procurando nenhum favor. Adoro trabalhar nesta empresa.”
Referências de saúde
Se você levantar um problema de saúde, muitos empregadores agora oferecem programas de saúde ocupacional ou assistência ao empregado.
A equipe de saúde ocupacional avalia os efeitos do seu trabalho em sua saúde e certifica-se de que você está apto para o trabalho. Eles tentarão encontrar uma solução para o problema por meio de aconselhamento especializado que permita o retorno ao trabalho ou assistência no retorno ao trabalho. É um serviço imparcial projetado para apoiar empregado e empregador, portanto, não tenha medo de pedir.
A Corazon Health é especializada em saúde ocupacional. A gerente de saúde ocupacional Debbie Craig explica o procedimento. “Nossa equipe clínica irá explorar as informações disponíveis para chegar a uma decisão sobre qual nível de avaliação é necessário; se é por telefone ou presencial e qual profissional estará presente (enfermeiro ou médico).
“Todas as nossas avaliações são conduzidas por especialistas em saúde ocupacional experientes e qualificados, proporcionando tranquilidade ao funcionário de que seu caso está sendo tratado por um especialista que ouvirá suas opiniões.
“Um relatório detalhado é emitido para a empresa do funcionário após a avaliação, as informações contidas no relatório serão discutidas com o funcionário e ele poderá solicitar uma cópia. O conteúdo do relatório inclui conselhos sobre a situação do funcionário e como ambas as partes podem resolver os problemas presentes”, acrescenta Debbie.
E se eu achar que a denúncia ou meu empregador está sendo injusto ou irracional?
Se o seu local de trabalho tiver um sindicato, peça o seu apoio e aconselhamento sobre o assunto.
Reúna os fatos sobre sua doença e a resposta a ela e, se necessário, procure aconselhamento jurídico, embora isso só deva realmente ser visto como um último recurso quando todas as outras vias estiverem fechadas para você.
Acho que estou deprimido…
Embora a vida no escritório possa ser estressante, isso não deve prejudicar você. Segundo relatos, um quarto da população experimentará algum tipo de problema de saúde mental ao longo de um ano, sendo a ansiedade e a depressão os mais prevalentes.
Os empregadores estão mais receptivos a acomodar pessoas com doenças mentais agora, especialmente porque celebridades como Ruby Wax e Stephen Fry colocaram a condição em domínio público. Na verdade, muitos empregadores agora promovem a conscientização sobre problemas de saúde mental e criaram uma cultura de abertura sobre o assunto, portanto, não tenha medo de discutir qualquer problema de saúde mental com seu chefe.
Um problema compartilhado…
Uma coisa é certa, se você mantiver um problema de saúde engarrafado dentro de si o estresse só aumentará. “Eu realmente não conseguia falar com meu gerente, mas senti que poderia falar com meus colegas sobre meu problema”, diz a designer gráfica Kelly, que voltou ao trabalho depois de pouco mais de um ano.
“Tenho a doença de Crohn (uma doença inflamatória intestinal) e isso dificultou muito a vida no escritório. Haveria a necessidade repentina de ir ao banheiro e eu experimentei uma perda de peso significativa”, diz ela.
Kelly conversou com seus colegas, que a aconselharam a falar com seu gerente e se ofereceram para entrar com ela no escritório do gerente. “Isso foi uma grande ajuda”, diz Kelly. “Isso significava que eu poderia falar sobre minha condição com o gerente com o apoio de pessoas que eu conhecia e confiava.”
Kelly inicialmente tirou um mês de folga do trabalho porque os efeitos da doença de Crohn pioraram e procurou ajuda para mantê-la em remissão e viver com ela no dia a dia. “O problema é que ficou muito pior antes de melhorar”, diz Kelly. “Eu tive erupções cutâneas e continuei adormecendo o tempo todo.”
Depois de ser dispensado do trabalho por pouco mais de um ano, Kelly voltou a trabalhar. “Foi ótimo voltar com meus colegas, e o gerente e a empresa foram escrupulosamente justos comigo em tudo e me permitiram estruturar meu dia de trabalho. Eu certamente diria que um problema compartilhado é um problema dividido pela metade no meu caso.”