Guia de Avaliação de Desempenho

avaliacao de desempenho trabalho
Se você é novo no mundo do trabalho, a perspectiva de uma avaliação pode fazer você começar a procurar outro emprego novamente.

Mas não se preocupe, porque se você se preparar bem e ler este guia, perceberá que eles não são tão ruins assim e podem realmente beneficiar sua carreira.

O que são avaliações de desempenho no trabalho?

As avaliações de desempenho tendem a acontecer a cada seis meses ou anualmente e permitem que você e seu chefe discutam seu desempenho, identifiquem seus pontos fortes e fracos, descubram quais são suas ambições e descubram como chegar lá. Em suma, eles são uma oportunidade de construir sua carreira e talvez levar a um aumento salarial se você souber como aproveitá-los ao máximo.

Como funciona uma Avaliação de Desempenho

Cada empresa tem sua própria maneira de fazer avaliações, mas elas tendem a seguir um processo semelhante. Haverá uma seção escrita onde você terá a chance de avaliar como você acha que se saiu. Em seguida, você terá uma reunião com seu gerente, que será formal ou descontraída, dependendo do tipo de trabalho que você tem.

Vale a pena notar que, embora a maioria das avaliações seja entre você e seu gerente, há um número crescente de variações que as empresas estão usando agora. Por exemplo, uma “avaliação de feedback de 360 ​​graus” reúne feedback sobre seu desempenho de várias pessoas, como colegas, outros gerentes e, se relevante, clientes.

A parte escrita

Na verdade, você receberá isso com antecedência, o que lhe dará bastante tempo para pensar em suas respostas. É sempre uma boa ideia verificar a declaração de missão da sua empresa e a descrição do seu trabalho antes de começar a preenchê-la, desta forma você estará em sintonia com os objetivos do seu empregador.

Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com as perguntas mais complicadas…

O que você considera suas melhores conquistas este ano?

  • Acompanhe todos os projetos – não apenas os recentes – e destaque o que você fez de melhor
  • Use exemplos mensuráveis. Dependendo da sua função, isso pode ser qualquer coisa, desde “criar um novo sistema que aumentou a produtividade” até “melhorar o feedback do cliente”
  • Evite exemplos vagos, como “moral elevado” – que podem estar abertos ao debate
  • Pergunte aos colegas o que eles acham que foram suas conquistas – você pode ter esquecido algumas
  • Quais elementos do seu trabalho você considera mais difíceis?
  • Todo mundo tem pelo menos um, então deixe em branco por sua conta e risco
  • Seja construtivo ou você vai se convencer a desistir de um emprego

Tente pensar em uma área onde você poderia fazer melhor e ser pró-ativo. Talvez encontre um curso de treinamento que o ajude a fortalecer suas habilidades nesta área.

Como você classificaria seu desempenho?

É hora de realmente avaliar suas habilidades em áreas como cumprimento de prazos e metas, criatividade, auto-imagem e trabalho em equipe. Você terá que se avaliar em uma escala de avaliação – isso pode ser um intervalo de 1 a 5 ou uma comparação de nível de desempenho.

Por mais tentador que seja dar a si mesmo classificações consistentemente “excelentes”, certifique-se de ter as conquistas para apoiá-lo. Seu chefe também o avaliará, então, se você sabe que seu desempenho foi um pouco decepcionante, seja sincero. É muito melhor explicar por que sua classificação é baixa e sugerir como você planeja mudar as coisas do que ser exposto como uma fraude delirante.

Que objetivos você definiria para si mesmo?

Aqui está sua chance de desenvolver áreas nas quais você já se sai bem ou melhorar as habilidades necessárias para subir na carreira. Olhe para a função que você deseja seguir e descubra quais habilidades você precisa para chegar lá.

  • Destaque quaisquer habilidades que você poderia usar de forma mais eficaz
  • Mencione quaisquer novos projetos que você se sinta qualificado para assumir
  • Escreva um sumário
  • Cante sobre seus sucessos
  • Enfatize como suas habilidades se desenvolveram
  • Resuma suas metas para o próximo ano
  • Se você acha que merece uma promoção ou um aumento, agora é a hora de explicar por que

Por último, mas não menos importante, é sempre melhor usar uma linguagem formal e pedir a um colega de confiança que verifique sua gramática e ortografia.

A parte falada

Logo depois de preencher seus formulários escritos, seu chefe marcará uma reunião para dar feedback e definir seus objetivos para o próximo ano. É também a sua chance de discutir a carga de trabalho, quaisquer problemas e, claro, destacar seus sucessos – mais uma vez.

Mas, embora seja um processo de mão dupla, você obviamente precisa ser respeitoso e tentar receber qualquer crítica em potencial de forma construtiva. Então, prepare-se, prepare-se, prepare-se. Veja como funciona:

  • Seu chefe terá avaliado seu desempenho no ano passado e isso está aberto para você discutir ou debater
  • Você ouvirá as opiniões de seu chefe sobre sua direção de carreira e prontidão para promoção, e estas serão comparadas com sua avaliação escrita e discutidas
  • Lembre-se, se você achar que a avaliação é injusta, geralmente há um processo de apelação

O que fazer e não fazer na avaliação

Não fique tentado a comparar seu desempenho com o de outro funcionário. Em vez disso, compare seu desempenho com as expectativas, padrões e metas definidos quando você foi recrutado.

Toque sua própria trombeta. Os empregadores estão procurando os melhores talentos para promover e reter, então agora não é hora de esconder seus talentos.

Parece entusiasmado. Se você não se sentir pronto para uma promoção, ainda assim deve parecer interessado em buscar o desenvolvimento pessoal. É sempre útil parecer interessado em progredir dentro da empresa – mesmo se você suspeitar que vai seguir em frente.

Diga se estiver descontente com alguma coisa, mas lembre-se de fazer isso de forma construtiva.

Use sua avaliação como uma oportunidade inteligente para aprender mais sobre seu empregador e decidir se deseja construir uma carreira lá.

Com um olhar atento às tendências do mercado de trabalho e uma paixão por ajudar pessoas a atingirem seu potencial máximo, escrevo e compartilho artigos, guias e vídeos com conselhos práticos e estratégias efetivas. Minha abordagem é direcionada para que candidatos de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação possam se destacar em um ambiente profissional cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *