Descrição do trabalho de recepcionista
Nesse post você vai aprender sobre:
- O que faz um Recepcionista?
- Como se tornar um Recepcionista?
- Salário de recepcionista
- Habilidades de recepcionista
- Qualificações de recepcionista
Ter uma personalidade alegre e falante pode parecer uma característica desvalorizada ou indesejada, mas é algo que muitos empregadores desejam em uma recepcionista.Esperado para ser incrivelmente organizado e amigável, esse papel é muito mais do que atender os telefones.
Deveres e reponsabilidade de um recepcionista
Os recepcionistas precisam estar atentos e estar cientes de tudo o que está acontecendo em uma organização, desde saber quais reuniões importantes ocorrerão até coordenar entregas e organizar viagens para a equipe. Você também costuma ser a primeira pessoa que os funcionários e clientes em potencial vêem, então você está sempre representando a empresa.
As tarefas diárias de um recepcionista envolverão:
- Atender e recepcionar clientes
- Agendando reuniões
- Organizando correios
- Mantendo a área de recepção arrumada
- Atender e encaminhar chamadas telefônicas
- Classificar e distribui postagens
Horário de trabalho do recepcionista
Apontando o óbvio, este é um trabalho baseado em mesa, pois a recepção precisa estar sempre ocupada. Suas horas dependerão de onde você trabalha: enquanto uma recepcionista de hospital provavelmente trabalhará em turnos, uma recepcionista corporativa trabalhará das 8 às 18, de segunda a sexta-feira, então você encontrará uma empresa que atenda às suas necessidades.
Enquanto você não pode sair da recepção, você pode subir na carreira com bastante facilidade. Recepcionistas geralmente sobem na hierarquia da empresa para a qual trabalham. Com um pouco de experiência e trabalho árduo, os recepcionistas podem mudar para empresas maiores e mais funções de supervisão gerenciando uma equipe de recepcionistas ou dar um passo lateral na administração ou no RH.
Quanto ganha um recepcionista?
Os salários iniciais para recepcionistas novatos são de cerca de R$ 1.320,00, que é a média do piso salarial. Enquanto a experiência pode levá-lo a R$ 2.200,00 mil para um emprego como recepcionista sênior.
Motivos para se tornar um recepcionista
O que recepcionistas gostam no seu cargo é que podem conhecer novas pessoas todos os dias e isso torna o trabalho interessante e muito sociável.
A parte mais difícil de ser recepcionista
Algumas dificuldades que os recepcionistas encontram é que os membros da equipe podem mudar de ideia regularmente com coisas como reservar horários de reuniões ou passagens de vôos e reservas de hotéis. Pode ficar bem complicado e confuso!
Quais as qualificações que você precisa para ser um recepcionista?
Tal como acontece com muitas funções na administração, muitas vezes não há requisitos mínimos; no entanto, os empregadores valorizarão cursos em inglês, bem como habilidades comprovadas de informática. Se você deseja obter algumas qualificações, há muitos cursos que lhe darão vantagem, incluindo:
- Curso técnico de Atendimento ao Cliente
- Curso técnico em Negócios e Administração
Existem qualificações mais específicas para recepcionistas que trabalham em setores como beleza , hotelaria e saúde. Empresas que lidam diretamente com clientes internacionais também valorizam recepcionistas que falam mais de um idioma.
Habilidades necessárias para ser um recepcionista
Você precisa de grandes habilidades com as pessoas, paciência e capacidade de multitarefa para ser bom neste trabalho. Também ajuda se você for:
- Bem organizado
- Amigável e educado (afinal, as maneiras não custam nada)
- Eficiente
- Capaz de lidar com clientes ou clientes difíceis (nem todos conhecem a regra de boas maneiras)
- Auto motivado
- Bom com sistemas de computador
- Ter habilidades de comunicação polidas
Com certeza você já foi atendido por algum recepcionista. Veja o que as atitudes que você gostou e implemente no seu novo cargo de rececionista, se for seu caso.