Nem só os entrevistadores de empregos tem voz numa conversa de seleção de trabalho. Aproveite as oportunidades para fazer suas próprias perguntas, demonstrar interesse e ter certeza de que a empresa em questão atenderá suas espectativas e contribuirár com sua evolução profissional.
Exemplos de boas perguntas de entrevista a serem feitas
- O que você espera que eu alcance nos primeiros meses?
- Qual é o maior desafio do departamento neste momento?
- Na sua opinião, qual é o maior desafio para o crescimento futuro desta organização?
- Como você descreveria o funcionário ideal?
- Que tipo de treinamento a empresa oferece?
- Quais são os objetivos atuais do departamento?
- Em quanto tempo você está procurando alguém para começar?
- Estou realmente interessado neste trabalho. Quando posso esperar uma resposta sua?
Como não responder
O mais importante é que você preparou uma lista de perguntas, pois não preparar nenhuma mostra falta de entusiasmo pela função e pela empresa.
“Não faça perguntas que você possa descobrir por si mesmo, ou que soem como se você estivesse zombando do papel. Por exemplo, pergunte como a função se desenvolverá ou com que rapidez você pode progredir”, explica Lees.
Não se atenha rigidamente à sua lista de perguntas pré-preparadas. Se uma já foi respondida anteriormente na entrevista, não pergunte.
E certifique-se de não ocupar o tempo do entrevistador perguntando demais!
Além disso, não discuta o pagamento até que eles lhe mostrem uma oferta de emprego, diga Lees. “Você pode dizer ‘estou me candidatando a empregos na faixa salarial X’, mas não entre no âmago da questão das negociações salariais.”
As perguntas a evitar incluem:
- Perguntar sobre pausas para almoço, subsídio de férias, etc.
- Questões básicas que já deveriam ter sido abordadas em sua pesquisa, descrição do trabalho ou especificação da pessoa.
- Perguntas irrelevantes ou bobas, como onde fica o banheiro ou a política da empresa sobre animais de estimação no escritório.
- Perguntas que são muito pessoais ou fofocas.
Perguntas comuns da entrevista o que fazer e o que não fazer
- Preparar, preparar, preparar. A preparação é a chave para conseguir o emprego. “Minha dica é fazer uma análise de si mesmo antes da entrevista”, diz Renu Gundala, líder da equipe de recrutamento da Oxfam UK. “Sente-se e identifique seus pontos fortes e fracos especificados na descrição do trabalho. Um bom anúncio de emprego lhe dará um ponto de partida.
- Isso lhe dirá muito sobre sua capacidade e quão forte você é um candidato para a função.”
- Seja honesto. Qualquer mentira provavelmente será descoberta quando o empregador entrar em contato com suas referências.
- Sempre que possível, combine suas habilidades com aquelas que o empregador está procurando.
- Sempre que você disser que tem uma habilidade, descreva uma situação em seu histórico de trabalho que demonstre que você a possui ou como a desenvolveu.
- Cause uma boa primeira impressão com uma linguagem corporal positiva e confiante.
- Faça sua lição de casa sobre as pessoas que você conhecerá, a empresa, a cultura e a função, para confirmar seu interesse ao potencial empregador e adequar melhor suas respostas.
- Tenha uma lista de cinco pontos-chave que você gostaria de transmitir durante a entrevista. Se você não tiver a oportunidade de criá-los durante a parte principal da entrevista, cubra-os no final.
- Tenha uma seleção de pontos fortes e fracos pré-preparados. Certifique-se de que seus pontos fortes sejam relevantes para a função e que os pontos fracos incluam competências que você está trabalhando para melhorar. Evite clichês.
- Esteja preparado para ser testado com perguntas difíceis de entrevista e pressionado em áreas que você preferiria evitar em seu currículo. Tenha as respostas memorizadas com antecedência.
- Pense no que você deseja alcançar nessa função e em quais prazos.
- Use a quantidade certa de detalhes em suas respostas – cerca de dois minutos de fala para cada resposta.
- Certifique-se de ter algumas perguntas bem planejadas para o entrevistador, para que você não caia nesse importante obstáculo final.