- Uma quantidade moderada de café pode melhorar seu humor e níveis de energia, o que está ligado ao aumento da produtividade
- Tomar sua primeira xícara algumas horas depois de acordar lhe dará os melhores resultados
- Muita cafeína pode ter o efeito oposto, deixando você inquieto, nervoso e nervoso
- Se você achar que o café tem um efeito negativo, mas ainda quer uma bebida quente, experimente o chá de ervas
Para muitos de nós, a primeira coisa que fazemos ao chegar ao trabalho é pegar uma xícara de café quente. Isso nos energiza e aumenta nossa produtividade – ou não? Está tudo em nossas cabeças?
Tentaremos chegar ao fundo disso de uma vez por todas, com a ajuda de dois especialistas em café que compartilharam seus insights sobre a ligação entre cafeína e produtividade.
O café me tornará mais produtivo?
“Quando analisamos como o café afeta a produtividade , encontramos evidências que sugerem que beber café pode ter efeitos positivos na memória, humor, estado de alerta, bem-estar e energia. Obviamente, todas essas características podem afetar positivamente a produtividade no local de trabalho”, diz Robert Deans, fundador e diretor do Coffee Tasting Club.
De acordo com Robert, a cafeína bloqueia os receptores cerebrais que causam sonolência. Esses receptores de adenosina não podem se ligar e, como resultado, nos sentimos menos sonolentos. A cafeína também estimula a produção de adrenalina, o que nos anima ao fazer nosso sangue bombear mais rápido.
“Essencialmente, está preparando nossos corpos para a ação”, diz ele.
No entanto, pesquisas da Johns Hopkins mostram que essa relação não é tão clara.
“As pessoas podem relatar que são menos produtivas quando não tomam café”, diz Mary M. Sweeney, Ph.D., “mas isso pode ser porque elas são dependentes de cafeína e sofrem de sintomas de abstinência quando ficam sem a xícara matinal. .”
Mary, pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, está por trás da pesquisa que questiona os efeitos da cafeína.
Ela nos diz: “Embora seja possível que a cafeína aumente a produtividade, na verdade pode ser através do alívio dos sintomas de abstinência. Isso faz você se perguntar se as pessoas seriam mais produtivas em geral se bebessem café apenas de forma intermitente, para evitar a dependência da cafeína”.
Quanto café devo beber?
Enquanto a pesquisa da Johns Hopkins sugere que você pode obter mais da cafeína usando-a como um impulso ocasional, Robert oferece insights para aqueles que não querem largar o hábito:
“Para a maioria de nós, parece que a ingestão de cafeína baixa a moderada é a mais benéfica, então 2-3 xícaras ao longo do dia devem ser adequadas para a maioria das pessoas.”
Mary diz que há ainda benefícios extras no café.
“Em adultos, consumir quantidades moderadas de cafeína (até 400 miligramas por dia) não parece estar ligado a efeitos negativos à saúde. De fato, o consumo moderado de cafeína tem sido associado à diminuição do risco de certas condições, como doença de Parkinson e depressão”.
Robert observa que as pessoas reagem à cafeína de maneiras diferentes. “Por exemplo, alguns estudos sugerem que os adultos mais velhos são mais sensíveis aos efeitos do café para melhorar o humor do que os adultos mais jovens”.
Como posso obter o máximo de estrondo para o meu copo?
Robert ofereceu dicas para aproveitar ao máximo seu consumo de café:
- A melhor hora para tomar café é algumas horas depois de acordar. Logo pela manhã, nosso corpo produz cortisol, que nos ajuda a acordar, e os efeitos da cafeína diminuem. Você obterá melhores resultados esperando.
- Como os grãos de café são torrados afeta as quantidades de cafeína. Quanto mais longo o processo de torrefação, menos cafeína permanece. Então, para um impulso extra, escolha uma torra mais leve com alguns grãos robusta, que têm um teor maior de cafeína para começar.
- Evite um acidente tomando bebidas cafeinadas gradualmente, bebendo água no meio e comendo bem para manter seus níveis de energia.
O que acontece se eu beber muito café?
“O consumo excessivo de cafeína e a abstinência de cafeína podem ter efeitos negativos no dia-a-dia de uma pessoa”, diz Mary.
“O consumo regular de cafeína torna mais provável que alguém experimente efeitos negativos de abstinência, como dores de cabeça e fadiga, quando fica sem a quantidade habitual de cafeína. Para alguns, os efeitos negativos da cafeína podem superar os benefícios.”
Ela também menciona os sinais que você teve demais:
“Pode causar nervosismo, inquietação, insônia, fala desconexa ou até batimentos cardíacos irregulares. As pessoas variam em sua sensibilidade à cafeína, então uma quantidade que pode deixar uma pessoa nervosa e ansiosa pode afetar menos a outra.”
Se você teve experiências ruins com cafeína, não se preocupe, existem outras opções. Como diz Robert, “há sempre descafeinado. Mesmo sem a cafeína, o consumo de café melhora o humor das pessoas. Se você é sensível à cafeína, vale a pena tentar, e o café descafeinado pode ser tão delicioso quanto o café com cafeína.”
Existem mais alternativas?
Mary também sugeriu substitutos para um café comum:
“Os chás preto e verde geralmente têm menos cafeína do que o café moído. O café descafeinado geralmente tem apenas uma quantidade muito pequena de cafeína, e os chás de ervas normalmente não contêm cafeína. Muitos de nossos participantes descobriram que eles são substitutos úteis se ainda quiserem uma bebida quente para começar o dia, mas não querem arriscar os sintomas de abstinência da cafeína”.
Aí está. Se você quer se sentir bem com seu amor pelo café, você tem nossa permissão. Use-o com sabedoria e veja sua produtividade aumentar!
Sobre os especialistas
Mary M. Sweeney Ph.D. é bolsista de pesquisa de pós-doutorado na Johns Hopkins University School of Medicine .
Robert Deans é Diretor do Coffee Tasting Club.