Trabalhos de cheirador profissional
Acorde e sinta o cheiro do café! Você sabia que há uma variedade de trabalhos que envolvem anotar o que seu nariz sente e cheira?
Alguns desses trabalhos são mais agradáveis do que outros, mas desde cheirar os aromas das axilas das pessoas (eca) até criar misturas fedorentas para melhorar nosso bem-estar e saúde através da avaliação do cheiro de limões sicilianos em sorvetes, seu nariz pode ser um grande trunfo para sua carreira.
Aqui estão cinco exemplos de como levar seu nariz para o sucesso!
Perfumista
Ruth Mastenbroek é perfumista há mais de 25 anos e é uma das maiores especialistas da Grã-Bretanha em seu campo e ex-presidente da Sociedade Britânica de Perfumistas .
Enquanto estudava química na Universidade de Oxford, ela percebeu que também tinha um forte talento artístico. “Eu não era um químico direto”, diz ela. “Gostei da ideia de criar algo bonito, tinha talento artístico mas não sabia nada de perfumaria.”
Foi trabalhando na Selfridges no departamento de perfumaria que ela percebeu sua verdadeira vocação. Ela adorava os diferentes cheiros disponíveis e queria descobrir como os diferentes aromas eram criados, então fez um curso noturno para descobrir como o perfume é feito. Ela então conseguiu um emprego em uma empresa de perfumaria e treinou para ser perfumista.
Embora a química não seja um pré-requisito para o treinamento como perfumista, ela se mostrou útil para ela decifrar as propriedades e a reatividade dos ingredientes ao criar uma nova fragrância. “Quando você constrói um perfume, você cria uma estrutura em torno de três notas. Você obtém uma nota de topo, meio e base. Criar um cheiro distinto depende do tipo de proporção que você deseja em um perfume. Se a base for avassaladora, ela vai engolir as outras combinações”, diz Mastenbroek.
Algum conselho? “Você tem que ser incrivelmente curioso sobre os ingredientes e dedicado a aprender a diferenciar os cheiros”, diz ela. Para mais informações, visite o site da Ruth.
Cientista de Alimentos
Os cientistas de alimentos analisam e pesquisam as propriedades físicas, químicas e nutricionais dos alimentos. Atuam nos processos de confecção, conservação, melhoria e armazenamento de alimentos e um de seus principais atributos é o olfato. Você precisará de um Diploma Nacional Superior ou de uma licenciatura em ciência de alimentos ou outro assunto relacionado.
Anna é uma testadora de sorvetes trainee em uma das maiores empresas internacionais de sorvetes. “É um trabalho árduo”, diz ela, “mas eu amo meu trabalho. Envolvo-me em todos os aspectos da produção de sorvetes e sorvetes desde a criação de um novo produto, até a embalagem e armazenamento. Obviamente, sabor e cor são uma parte importante para fazer o sorvete perfeito, mas o cheiro também é importante.
“Se um cliente recebe uma lufada de limão siciliano de dar água na boca, morangos ingleses e creme ou chocolate intenso, isso pode influenciar sua escolha. “A textura também é importante. Muitos sorvetes podem ser bastante densos agora, mas estamos tentando tornar a nossa proposta mais leve”, acrescenta Anna. Qual é a melhor parte do trabalho? “Ah, definitivamente a viagem. Já fiz três ótimas viagens no meu primeiro ano de treinamento, o destaque foi andar de Vespa em Milão e depois experimentar uma dúzia de novos e emocionantes sabores de sorvete!”
Aromaterapeuta
Treinados no uso e mistura de extratos vegetais (óleos essenciais), os aromaterapeutas administram óleos essenciais aos pacientes para melhorar a saúde, além de proporcionar outros benefícios mentais e físicos. Existem muitos cursos de aromaterapia na Grã-Bretanha e a maioria leva um ano para ser concluído e inclui o estudo das propriedades das plantas, relações terapêuticas, anatomia e negócios.
Angela Allen da Angela Allen Aromaterapia teve uma carreira variada antes de perceber sua verdadeira vocação. Ela estudou para uma licenciatura em artes plásticas e depois trabalhou em produção musical por 10 anos.
Enquanto trabalhava na produção musical, ela percebeu o estresse de estar em situações muitas vezes exigentes. “Tento trazer de volta o equilíbrio e o equilíbrio em nosso dia a dia”, diz ela. Ela estudou para um diploma da AAPA em aromaterapia holística e clínica e nunca olhou para trás em sua busca para tratar a mente, o corpo e o espírito.
Sommelier
Gerard Basset é bastante coisa nos círculos de sommelier. Ele é a única pessoa no mundo a deter os títulos combinados de Master of Wine, Master Sommelier, Wine MBS e World’s Best Sommelier. Ele e sua esposa Nina são donos do Hotel Terravina em Hampshire.
Então, como você se torna um sommelier, uma vez que percebe que tem paixão e conhecimento sobre o vinho? Basset considera a formação muito importante, destacando os cursos oferecidos pelo Wine and Spirit Education Trust, o Court of Master Sommeliers e a Academy of Food and Wine Services: “Não posso recomendar tais cursos o suficiente. Não transformará os alunos em especialistas da noite para o dia, mas se eles seguirem os cursos com seriedade, isso os direcionará na direção certa e lhes dará uma base sólida para continuar melhorando e desenvolvendo suas aptidões.”
Alguma outra dica para os sommeliers iniciantes? “Perceber o sentido da ocasião, os gostos ou desgostos dos clientes, apreciar se eles são aventureiros, cautelosos ou mais tradicionais em seu gosto e qual é o orçamento de gastos com vinho, requer experiência e um pouco de psicologia. Todos esses fatores exigirão tempo e observação atenta. Os sommeliers devem copiar o que os vendedores de sucesso fazem e adaptar as técnicas ao seu estilo”, responde.
Testador de Odor
Os testadores de odor podem trabalhar em uma variedade de indústrias avaliando e amostrando todos os tipos de odores. Em um bom dia você pode estar testando o cheiro de um novo jantar congelado depois de cozido, em um dia ruim você pode estar testando a eficácia de um novo desodorante, isso pode envolver cheirar algumas axilas, talvez não algo que você queira se gabar sobre depois de um dia de trabalho duro.
Se você quiser ver uma foto de como testadores de odor testam desodorantes, acesse o site da fotógrafa Nancy Rica Schiff, onde ela documentou alguns dos trabalhos mais incomuns por aí.
Você pode se especializar também. Veja Victoria Henshaw, da Universidade de Sheffield, especialista em cheiros urbanos e autora de Urban Smellscapes, por exemplo. Enquanto estudava para um doutorado ostensivamente focado em design sustentável em cidades 24 horas, ela mudou seu foco. “Sediado em um departamento de acústica, eu estava cercado por pessoas que exploravam o papel positivo e negativo que o som pode desempenhar nas experiências e no design da cidade e, a partir daí, meu interesse pelos sentidos cresceu. Comecei a apreciar que o cheiro em particular raramente era considerado como tendo um papel positivo a desempenhar na vida da cidade e, a partir daí, meu foco de pesquisa mudou.”
Final Fedorento
Então aí está; nosso olfato pode ser usado em uma variedade de usos e ser usado em nossas vidas profissionais. E há muitos papéis que exigem seu uso, de crítico de restaurante a chocolateiro. Talvez nós vamos perder os papéis de teste de axilas e bochechos, hein?…
Ola procuro emprego nesta area … me ajudem ,.. nem sei onde começar a procurar
Eu também! Tenho esse “dom”, as vezes chamam de maldição, pois chego a níveis quase imperceptíveis (que podem ser terríveis e incômodos hehe). Gostaria de aprimorar. Se alguém souber de curso ou algo, por favor avise